ESTATUTO EDITORIAL DO JORNAL DE ALFERRAREDE

ESTATUTO EDITORIAL DO
“JORNAL DE ALFERRAREDE”


1. O “JORNAL DE ALFERRAREDE” É um jornal mensal, propriedade de Manuel Martinho da Conceição Francisco, Unipessoal Lda. e tem a sua sede na Freguesia de Alferrarede no Concelho de Abrantes.
2. É um jornal de informação local e regional, tendo como meta contribuir para o desenvolvimento da cultura e identidade local, regional, e no todo nacional, através do conhecimento e compreensão do ambiente social onde está inserido.
3. O “JORNAL DE ALFERRAREDE” rege-se por uma total independência face a quaisquer grupos de pressão, sejam económicos, religiosos, políticos ou outros e compromete-se a defender os interesses de Alferrarede, sua região e país.
4. Compromete-se para que toda a informação seja tratada com rigor e tem como objectivo manter e fortalecer o elo de união entre os naturais de Alferrarede e da sua região espalhados pelo país e pelo estrangeiro.
5. Compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.
6. Compromete-se a respeitar todos os credos políticos e religiosos, bem como todas as autoridades legitimamente constituídas.
7. Os artigos escritos pelos colaboradores habituais são de inteira responsabilidade dos autores. Os juízos de valor que resultem da leitura desses textos não comprometem o jornal no seu todo nem se confundem com a sua orientação editorial.
8. Qualquer cidadão poderá escrever no “JORNAL DE ALFERRAREDE” sendo responsável pelo que escreve, no entanto, ao Director está reservado o direito de autorizar ou não a sua publicação, caso os escritos não respeitem os estatutos deste jornal, atentem contra a dignidade de pessoas ou instituições, ou não cumpram a Lei de Imprensa.
9. Os textos de opinião dos colaboradores efectivos ou eventuais que não estejam assinados, ou só com a identificação de iniciais ou com os dizeres de autor identificado, ou as cartas ao Director, serão sempre identificados na Redacção do “JORNAL DE ALFERRAREDE” a quem o solicitar. Todos os outros escritos não identificados são da responsabilidade do Director.
10. Finalmente, o “JORNAL DE ALFERRAREDE” pretende contribuir para a formação de uma opinião pública forte, esclarecida e crítica.

Sem comentários: